segunda-feira, 3 de maio de 2010

***Resumo do texto: Uma escola para a modernidade em crise

* A AMPLIAÇÃO DAS FUNÇÕES DA ESCOLA FUNDAMENTAL

1º O aumento da jornada escolar e a responsabilidade da escola
Na implantação de uma educação em tempo integral coube a escola uma maior responsabilidade pelo seus alunos.Isto porque ela(a escola) estaria assumindo a função de pais e responsaveis no papel de educadores. Houve também a expectativa de que seriam incorporados ao curriculo escolar, atividades complementares acompanhadas de assistência médica. Uma ideia totalmente válida, mas estaria a escola preparada para esta etapa? O corpo docente estaria preparado?

2° A formação dos professores e o aumento da responsabilidade dos educadores
O professor do novo século deveria estar em sintonia com toda a tecnologia que temos a nossa disposição. Mas será que isso se aplica em prática? A formação do professor deveria estar voltada também para uma maior capacitação, voltada para uma maior humanização visto que hoje cabe ao professor o papel de agente social na vida de seus alunos.

3° A ampliação das funções da escola fundamental pode reforçar o controle social ou pode servir para o desenvolvimento democrático e os interesses da emancipação
A falta de estrutura do atual regime educacional pode invibializar uma ideia bem interessante: Uma maior participação da escola na vida das crianças, familias e comunidades. Ou seja, boas ideias existem sim para uma melhoria no atual sistema educacional, o dificil é encontrar parcerias dispostas a colocar a "mão na massa" para uma revolução educacional de verdade!

4° A escola e a crise da modernidade
A escola fundamental deveria se reformular, a começar pela concepção que o aluno é um ser único, com dificuldades a serem superadas e totalmente integral ou seja educação como um todo; buscando se interar do que acontece fora de seus muros e aceitando uma nova concepção de transmissão de conhecimentos.

5° Experiência escolar e razão comunicativa
A escola pode constituir uma nova instituição que promova experiências com seus alunos buscando uma maior comunicação direcionada ao entendimento do educando, e levando em conta segundo alguns autores da área educacional as diferenças culturais
e ser capaz de absorver todas estas diversidades culturais.

6° Escola como espaço público,politico e pedagógico
A intensificação das relações pessoais entre escola,aluno,pais e comunidade estará
em evidência, graças a ampliação das funções da escola fundamental que estará se tornando um elo na ligação do curriculo com o mundo, porém deve se deixar clara a posição da escola para que não haja divergências sobre o seu papel de instituição de ensino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário